Parque de Gorongosa acolhe curso de Biologia de Conservação

Parque de Gorongosa acolhe curso de Biologia de Conservação

Quatro instituições de ensino superior, nomeadamente UniZambeze, UniLúrio, Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM) e Universidade Nova de Lisboa acabam de lançar um curso de mestrado em Biologia de Conservação.

O referido curso vai ter lugar no Parque Nacional de Gorongosa e, numa primeira fase, arranca com apenas uma turma de doze estudantes, todos bolseiros seleccionados através de um concurso público.

A vice-ministra de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, que procedeu ao lançamento do projecto, disse pretender-se com a iniciativa formar biólogos de conservação que irão treinar os líderes e as comunidades para a mitigação e preservação da biodiversidade para promoção da utilização sustentável dos recursos naturais.

Leda Hugo lembrou, na ocasião, que o Plano Estratégico do Ensino superior 2012/2020 tem como missão promover a participação e acesso equitativos ao ensino superior, bem como dar resposta às necessidades do país de forma dinâmica, desenvolvendo a investigação para o fortalecimento da capacidade intelectual e científica.“É neste contexto que reiteramos as nossas saudações e felicitações à UniZambeze, UniLúrio e ISPM pela parceria estabelecida com a faculdade de Agronomia da Universidade Nova de Lisboa e ao governo pelo acolhimento deste curso. Louvamos a direcção do Parque Nacional da Gorongosa pela provisão desta aliança estratégica no considerado um dos melhores destinos turísticos do mundo”, referiu Hugo.

Os formandos prometem responder ao desafio ora lançado, que passa pela protecção da biodiversidade que tem estado a sofrer ameaças devido à acção humana.

Emimarlita Matos, uma das beneficiárias, disse ter expectativa de terminar o curso e sair com bases sólidas para a área de conservação, com enfoque para a pesquisa de informação dos habitats existentes no país.

Já a administração do Parque Nacional da Gorongosa, através do respectivo gestor, Pedro Muagura, diz haver condições necessárias para a efectivação do curso, desde recursos humanos até ao próprio campo para aulas práticas

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique