“Pedagógicos” abrem sexta edição da Copa UP

“Pedagógicos” abrem sexta edição da Copa UP

São ao todo 500 pessoas, entre estudantes, docentes, treinadores e técnicos que estarão envolvidos na sexta edição da Copa UP, que vai movimentar seis modalidades desportivas: atletismo, basquetebol, futsal, voleibol, xadrez e ginástica.

Foi com um discurso breve e de amizade que o magnífico reitor da Universidade Pedagógica, Jorge Ferrão fez a abertura da sexta edição da Copa UP Zona-Sul, que este ano conta com a participação das delegações da Beira e de Manica.

A edição 2017 do evento conta, ainda, Gaza, Maxixe, Massinga e da anfitriã, Maputo Sede, numa competição que irá movimentar seis modalidades, nomeadamente, atletismo, basquetebol, futsal, voleibol, xadrez e ginástica.

O pavilhão do Maxaquene foi o local que acolheu a abertura da sexta edição da Copa UP 2017, um evento que conta com participado por mais de 500 estudantes de seis modalidades desportivas.

O reitor Jorge Ferrão saudou de forma especial os estudantes, docentes e corpo técnico administrativo que praticam desporto e que fazem do mesmo uma forma de estar na universidade.

Na sua intervenção, o reitor da Universidade Pedagógica referiu que o desporto ocupa cada vez mais um lugar de destaque nesta instituição de ensino, tendo destacado a presença das equipas da UP no campeonato nacional de futebol.

“Estivemos no último campeonato nacional de futebol, o Moçambola, com a nossa equipa da UP Niassa, que teve uma brilhante primeira volta, mas que não aguentou a segunda volta, por isso, desceu de divisão. A UP é uma grande universidade e tem um substituto à altura. Saiu a UP Niassa e entra no Moçambola 2018 a UP Manica”, destacou.
Jorge Ferrão reiterou, ainda, o facto deste evento decorrer numa altura em que a instituição comemora mais um ano da sua criação.

“Estamos numa semana de festa. Celebramos 32 anos de criação da Universidade Pedagógica, que, como sabem, em 1985, começou como Instituto Superior Pedagógico e, dez anos depois, em 1995, passou a ser Universidade Pedagógica”, disse.

Dança e ginástica na abertura
A abertura do evento foi abrilhantada por várias actividades culturais e desportivas, com destaque para a exibição de alguns números por parte dos tricampeões mundiais do salto à corda acrobático.

Assistiram-se, ontem, no pavilhão de Maxaquene as partidas entre as equipas da UP-Sede e UP Beira, em basquetebol feminino, e entre as equipas da UP Gaza e UP-Sede em futsal masculino.

O evento contou, também, com a presença do reitor da Universidade Pedagógica da Venezuela, embaixador da Venezuela em Moçambique, corpo técnico administrativo e docentes da Universidade Pedagógica.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique