Plataforma internacional selecciona mulheres africanas com elevado potencial empreendedor

Plataforma internacional selecciona mulheres africanas com elevado potencial empreendedor

Num cenário em que, segundo o relatório do PNUD, a desigualdade entre os géneros custa somente à África Subsaariana uma média de 95 mil milhões de dólares por ano, tendo atingido um pico de 105 mil milhões em 2014, o equivalente a 6% do PIB da região, a Women in Africa, plataforma internacional para mulheres empreendedoras africanas, lança a 4ª edição do programa WIA 54.

A iniciativa tem o objectivo de promover e encorajar o empreendedorismo feminino no continente africano, onde possui o índice mais alto de mulheres empreendedoras (24%).

Segundo Aude de Thuin, fundadora da Women in Africa, o apoio prestado às mulheres empreendedoras africanas é crucial e, mais do que nunca, prioritário.

“As mulheres são o futuro de África e podem contribuir para o desenvolvimento económico e social do continente. Encorajo todas as mulheres que desejam mudar o mundo através do empreendedorismo para expressar todo o seu potencial de inovação através do Programa WIA 54”, frisou Thuin.
Para Sara Fakir, co-fundadora da ideiaLab e embaixadora moçambicana da WIA, “participar no WIA 54 abre um conjunto de oportunidades que podem trazer maior dinâmica na promoção do desenvolvimento económico. O programa é também uma oportunidade de conhecer e aceder à novos mercados, trocar experiências, buscar inspiração e abrir novos horizontes através do contacto com pessoas de diferentes esferas profissionais e socioculturais”.

As candidaturas para a 4ª edição do WIA encerram a 07 de Fevereiro de 2020.

No total, o júri internacional irá seleccionar 54 participantes, uma mulher para cada país africano, que poderão ter formações, mentoras, conectarem-se à uma rede com mais de 2000 membros a nível mundial, composta por líderes, empreendedores e investidores, bem como participarem na “WIA Annual Summit” que será realizada em Junho de 2020 em Marraquexe, Marrocos.
Lançada oficialmente em 2017, a Women In Africa, presidida pela nigeriana Hafsat Abiola, é a primeira plataforma internacional para o desenvolvimento económico e apoio às mulheres líderes africanas com elevado potencial de crescimento.

Através de diferentes iniciativas, a WIA contribui para a promoção e fortalecimento de uma nova geração de mulheres africanas inspiradoras, contribuindo deste modo para uma transformação positiva do continente.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique