Polícia intensifica fiscalização nos transportes públicos de passageiros em Manica

Polícia intensifica fiscalização nos transportes públicos de passageiros em Manica

A Polícia de Transito em coordenação com a Associação dos Transportadores de Manica está a intensificar a fiscalização nos transportes públicos de passageiros, no quadro de implementação de medidas de prevenção do novo coronavírus.

A fiscalização que ocorre na cidade de Chimoio e restantes dez distritos da província de Manica incide sobretudo no controle rigoroso da lotação dos passageiros no quadro do cumprimento da norma de distanciamento social, segundo avançou ao “O País”, Filipe Armando, Presidente da Associação Provincial dos Transportadores.

“Estamos a fazer sensibilização aos nossos motoristas, eles devem carregar no máximo 12 passageiros e também estamos a informar a eles que antes de entrar na viatura, devem primeiro lavar as mãos”, referiu Armando.

Já Fernando Jonas, do Departamento da Polícia de Trânsito em Manica, referiu que uma das medidas que se está a recomendar é abrir as janelas dos transportes públicos, para que no seu interior possa circular ar, e desta forma, evitar a propagação da COVID-19.

Jaime Fernando é transportador de passageiros na rota Chimoio-Gondola. Este considera necessária a medida e diz que mesmo que esteja a trabalhar, na sua casa os restantes membros da família está a seguir as medidas de prevenção do novo coronavírus.

“Eu sempre sigo aquilo que é a lotação, devem sentar três passageiros em cada banco e as pessoas não devem estar frente a frente”, disse Fernando, acrescentando que “na minha casa eles sempre seguem as medidas de lavagem das mãos e outras”.

A fiscalização além de decorrer nos pontos de partida e chegada dos transportadores, ocorre em paragens intermédias para evitar que ao longo do percurso os motoristas desobedeçam as normas de prevenção da COVID-19.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique