Ponte Maputo-KaTembe poderá ser concluída em Junho 

Ponte Maputo-KaTembe poderá ser concluída em Junho 

As obras de construção da ponte que liga Maputo ao distrito municipal da Ka Tembe, poderão estar concluídas até final de Junho do corrente ano.

A informação foi avançada por Basílio Nzunga, responsável pela execução e controlo de qualidade da empreitada, citado pela AIM.

O projecto, cuja primeira pedra foi lançada em Setembro de 2012, inclui 187 quilómetros de estrada que liga Maputo à fronteira da Ponta D’Ouro, em Matutuíne.

A ponte poderá estar efectivamente concluída até Junho do corrente ano se for resolvida rapidamente a questão do reassentamento das famílias que permanecem ao longo do traçado daquela infra-estrutura na zona da Malanga, junto a Praça 16 de Junho.

“Em termos gerais, até finais de Fevereiro, portanto de 2018, estamos na ordem de 95,4 por cento. No nosso exercício de progresso que vamos observando por cada mês, estamos com uma expectativa de termos toda a parte da estrutura da ponte, nas duas secções, completas até finais de Abril e depois daí estaremos na fase dos acabamentos”, disse.

Os acabamentos, explicou Nzunga, significa pintar as guardas, corrigir algumas irregularidades, completar as soldaduras, revestir as soldaduras que eventualmente possam mostrar sinais de exposição aos elementos, entre outros.

O custo inicial deste projecto é de 725 milhões de dólares norte-americanos e inclui a ponte sobre a baía de Maputo, 187 quilómetros de estrada entre a cidade de Maputo e a Ponta D’Ouro, e ainda outros 63 quilómetros que ligam o distrito de Boane e Bela-Vista, a sede distrital de Matutuíne, com cinco pontes que atravessam rios e três viadutos.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique