PR diz que é preciso “conhecer melhor os desafios da juventude” para ultrapassá-los

PR diz que é preciso “conhecer melhor os desafios da juventude” para ultrapassá-los

Hoje, 12 de Agosto, é Dia Internacional da Juventude. Pela efeméride o Presidente da República, Filipe Nyusi, recordou às Nações Unidas a “necessidade de conhecer melhor os desafios da juventude”, para a “realização plena das aspirações deste grupo, incluindo a criação do emprego formal e informal”.

Este ano, a data é celebrada sob o lema “Engajamento da Juventude para a Accão Global” e “remete-nos a um dos pressupostos da Declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas que exorta aos países do mundo inteiro a promoverem a inclusão e participação do jovem em todas as esferas da vida, particularmente nos assuntos económicos e políticos”, disse o Chefe de Estado, de acordo com uma nota enviada ao “O País”.

Para Filipe Nyusi, o Dia Internacional da Juventude é ocasião para recordar aos Estados Membros quanto à necessidade de conhecer melhor os desafios da juventude, conjugando esforços da sociedade global, desenvolver programas e iniciativas específicos para que este grupo etário possa contribuir mais, em benefícios dos povos. É nesta senda que criamos a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego para que de forma holística materialize a política da Juventude, visando a realização plena das aspirações deste grupo, incluindo a criação do emprego formal e informal.

“Encorajamos, ao jovem moçambicano, artífice do bem-estar de todos nós, a assumir-se como verdadeiro empreendedor e agente da transformação em todos os sectores, bem assim a engajar-se na prevenção da COVID-19, HIV e SIDA e outras doenças que fragilizam os nossos esforços para o desenvolvimento sustentável”, disse o Presidente da República.

Nyusi saudou os jovens ao serviço das Forças de Defesa e Segurança, “que dão tudo de si, incluindo a própria vida, em defesa da soberania nacional e do povo perante as investidas dos terroristas e de homens armados no norte e centro do país”.

“Exprimimos o nosso louvor aos jovens voluntários moçambicanos e do mundo, pelo empenho em causas sociais nobres, exortando-os a manter uma atitude mais responsável e disciplinada, de patriotismo e amor ao trabalho”, afirmou o Chefe de Estado, garantindo que o Governo continuará a “postar em políticas favoráveis aos jovens e na sua formação integral, como forma de os capacitar e inserir nos processos de desenvolvimento individual e nacional, bem como na criação da riqueza”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique