PR participa na homenagem do Cardeal Dom Alexandre

PR participa na homenagem do Cardeal Dom Alexandre

O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa este domingo, na cerimónia Eucarística em homenagem aos 100 anos da vida do Senhor Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Maputo, evento a decorrer pelas 09h00 no pavilhão do Maxaquene.

Dom Alexandre José Maria dos Santos nasceu em Zavala, a 18 de Março de 1924. Foi ordenado padre em 1953. Foi arcebispo de Maputo entre 1975 e 2003. Em 1988 foi promovido a Cardeal pelo Papa João Paulo II.

É o primeiro arcebispo e cardeal nativo do país. Participou do conclave para a eleição do Papa Bento XVI, mas não tinha direito ao voto porque já tinha mais de 80 anos.

No ano passado, Dom Alexandre foi homenageado com a obra "Cardeal Dom Alexandre dos Santos, Primeiro Sacerdote Negro, Primeiro Bispo, Primeiro Cardeal Moçambicano: Homenagem e Gratidão", da autoria do Jornalista e escritor Hélio Filimone.

O livro, de 300 páginas, é um reconhecimento ao trabalho feito pelo Cardeal, em 64 anos do sacerdócio na Igreja católica, em particular, e do país, em geral.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique