Presidente da República exonera membros do Governo

Presidente da República exonera membros do Governo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, exonerou, hoje, através de Despachos Presidenciais, Carlos Agostinho do Rosário, do cargo de Primeiro-Ministro.

Quando faltam precisamente cinco dias para o fim do mandato do actual Executivo, o Chefe de Estado deu início à desmobilização de parte dos membros com quem trabalhou durante o presente mandato.

Filipe Nyusi exonerou ainda hoje, em despachos separados, Jaime Basílio Monteiro, do cargo de ministro do Interior; Conceita Sortane, ministra da Educação e Desenvolvimento Humano; Nyeleti Mondlane, ministra da Juventude e Desportos; Carmelita Namashulua, ministra da Administração Estatal e Função Pública; e Vitória Diogo, ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social.

Nyusi exonerou também Raimundo Diomba e Francisca Tomás dos cargos de governadores das províncias de Maputo e do Niassa, e Catarina Dimande, do cargo de Conselheiro do Presidente da República.

 

Governantes exonerados eleitos a deputados  

Nas últimas eleições gerais, ganhas pela Frelimo e pelo seu candidato Filipe Nyusi – com números expressivos e o processo foi “validado” pelo Conselho Constitucional – Conceita Sortane e Nyeleti Mondlane foram eleitas deputadas pelo círculo eleitoral de Gaza. Carmelita Namashulua pela província de Maputo. 

Catarina Dimande foi eleita para a cidade de Maputo. 

Carlos Agostinho do Rosário e Francisca Tomás foram eleitos deputados pelo círculo eleitoral de Manica.

Vitória Diogo pelo círculo eleitoral de Tete. Basílio Monteiro e Raimundo Diomba foram eleitos pelo círculo eleitoral da Zambézia. 

Entretanto, depois de tomarem posse na Assembleia da República, na segunda-feira, os governantes, ora exonerados, podem suspender os seus mandatos, querendo, se forem nomeados ministros.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique