Presidente da República no Vaticano para reforço da cooperação

Presidente da República no Vaticano para reforço da cooperação

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia nesta quinta-feira na cidade de Roma, uma visita oficial de dois dias ao Estado do Vaticano, que surge a convite do Papa Francisco.

Nyusi é o quarto estadista moçambicano a ser recebido no Vaticano, depois de Samora Machel, Joaquim Chissano e Armando Guebuza.

Em declarações à imprensa na manhã desta quarta-feira em Roma, a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, que integra a delegação de Nyusi, explicou que durante a visita o Presidente moçambicano terá espaço e oportunidade de manter um encontro com o Santo Padre o Papa Francisco e o grande objetivo é o estreitamento das relações entre os dois Estados, bem como entre a nação moçambicana e a Igreja Católica.

“A grande mensagem é a de amizade. É a mensagem de solidariedade e de reconhecimento do papel das confissões religiosas no geral e, especialmente, neste caso da Igreja católica nos processos de pacificação no país”, disse, citada pela AIM.

Serviu-se das palavras do estadista moçambicano, afirmando que a paz parte do íntimo de cada cidadão.

Referiu que a paz não é apenas o calar das armas, mas sim o sentimento de harmonia que reside no interior de cada moçambicano e, para isso, a “Igreja tem um papel fundamental”.

Durante a sua visita, o Presidente da República também deverá manter um encontro com a Comunidade de Santo Egídio, uma organização que jogou papel importante e inquestionável no processo de paz em Moçambique.

A grande mensagem que o estadista moçambicano leva consigo, disse a ministra, “é o compromisso do governo com o processo de paz efectiva no país e o de desenvolvimento e criação de bem-estar no seio dos moçambicanos e no mundo inteiro”.

Refira-se que a Comunidade de Santo Egídio desenvolve no país o projecto “DREAM” concebido para a luta contra o HIV/SIDA e que já permitiu que milhares de crianças e mães contaminadas pelo vírus causador da doença nascessem livres da epidemia.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique