Presidente do Botswana considera Moçambique um parceiro estratégico

Presidente do Botswana considera Moçambique um parceiro estratégico

Mais um Chefe do Estado está de visita ao país. Desta vez, é o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, que hoje iniciou uma visita de dois no âmbito do reforço das relações bilaterais entre os dois países. Esta é uma das primeiras visitas que Masisi faz a um país na qualidade de presidente do Botswana. Para simbolizar o momento, o Presidente da República, Filipe Nyusi, ofereceu um banquete na Presidência para o seu homólogo e a delegação que o acompanhava. Na ocasião, Nyusi destacou o papel do Botswana na luta pela independência nacional.

Por seu turno, Mokgweetsi Masisi considerou Moçambique um parceiro estratégico, razão pela qual o escolheu como um dos primeiros a escalar depois de ter tomado posse semana passada como o quinto presidente do seu país. “É nosso desejo que Moçambique e Botswana continuem a ter relações cordiais e frutíferas, que tem sido aprimoradas por meio de intercâmbios em vários sectores. Estas relações cordiais devem-se ao compromisso mútuo na democracia, governação, estado de direito, paz, segurança bem como a contínua procura do bem-estar dos nossos povos. Achei certo fazer-lhe uma visita oficial, pois Botswana considera Moçambique um parceiro estratégico para o desenvolvimento. Acredito que as condições geográficas não podiam ter determinado um melhor amigo que Moçambique. Como todos sabem, as relações entre os dois países são sustentadas por uma base forte e sólida que foram estabelecidas pelos nossos fundadores, o presidente Seretse Khama, do Botswana, e Samora Machel, de Moçambique”, disse Masisi.

Além do banquete, ainda hoje, as duas delegações tiveram um encontro bilateral, onde discutiram várias áreas de cooperação.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique