Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua visita Moçambique

Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua visita Moçambique

Com enfoque nas áreas de Língua, Cultura e Cooperação o Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., iniciou, esta segunda-feira, uma visita ao país de cinco dias. Nesta passagem por Moçambique, Luís Faro Ramos participará em várias actividades a realizarem-se na cidade de Maputo e na Matola.

Para começar, esta terça-feira, às 9h30, Faro Ramos estará na Universidade Pedagógica (Centro de Mestrado em Interpretação de Conferência). Duas horas depois, o Presidente do Camões visita o Curso de Combate a Incêndios Urbanos, ministrado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (Actividade da Cooperação Técnico Policial), no SENSAP. E o dia não terminará por aí. Quando forem 15h, Luís Faro Ramos tem programado a renovação dos protocolos de cooperação com as seguintes universidades nacionais: Licungo, Rovuma, Save e UP. Este evento terá lugar na Biblioteca do Centro Cultural Português em Maputo.

Lá mais para o princípio da noite, concretamente às 18h, Faro Ramos irá visitar o Teatro Scala e formalizar o apoio do Camões àquela instituição. No mesmo local, vai assistir a um ensaio da Orquestra Xiquitsi, organizado pela Directora Artística Kika Materula.

E porque a cooperação está na agenda de Luís Faro Ramos nesta vinda ao país, o Presidente do Camões tem agendado uma reunião com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, no Ministério dirigido por Jorge Nhambiu. Esse acto será às 8h30 desta quarta-feira porque uma hora depois o português vai assinar o protocolo do Cluster da Ilha de Moçambique da Componente 1 (UCCLA), na Embaixada de Portugal.

Às 10h30 desta quarta-feira, também a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, irá receber no seu Ministério Faro Ramos, reunião que será sucedida pela assinatura do protocolo de contribuição para o Fundo Multidoadores de Apoio à Educação (FASE). O dia do português irá terminar com uma palestra sobre “A importância das Escolas Portuguesas na promoção da Língua e Cultura Portuguesas no Mundo”, a realizar-se às 15h30, na Escola Portuguesa de Moçambique, na cidade de Maputo.

No dia seguinte, às 9h30, Luís Faro Ramos irá visitar o projecto Cooperação da AVOMACC (Associação Voluntária de Mães e Crianças Carenciadas) e formalizar o apoio do Camões IP, na cidade da Matola. Às 12h, o Presidente do Camões regressa à cidade de Maputo para apresentação da edição especial ilustrada do livro O terrorista elegante e outras histórias, da autoria de Mia Couto e José Eduardo Agualusa e do ilustrador português André Carrilho, patrocinado pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo. A sessão está marcada para Fundação Fernando Leite Couto.

Depois do momento literário, Faro Ramos terá um encontro com bolseiros Internos do Ensino Superior em Moçambique e da Escola Portuguesa de Moçambique, às 16h30, na Biblioteca do Centro Cultural Português em Maputo. Uma hora mais tarde, na sala de exposições do Camões, fará parte da inauguração da exposição “Português de Moçambique no caleidoscópio”, por ocasião da celebração dos 10 anos da actividade da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira no país.

Por fim, às 9h30 de sexta-feira, Luís Faro Ramos irá visitar as novas instalações do Projecto “PROCULTURA”.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique