Professores capacitados em técnicas de ensino à distância em Inhambane

Professores capacitados em técnicas de ensino à distância em Inhambane

Com a suspensão das aulas devido à pandemia da COVID-19, estudar em casa é a única saída para a Cristina. Aqui, comprar as fichas de exercícios não é o único problema, uma vez que grande parte dos trabalhos que foram levantar na escola, não aprenderam na sala de aula.

Cristina Cumbana teve de contribuir dinheiro com a amiga para conseguir comprar as fichas de exercício, mas para a surpresa dela, grande parte da matéria que estão nas fichas não apresentam na sala de aula “as fichas de exercícios tem muitas coisas que não estudamos, por isso eu só faço o que sei, o resto deixo” desabafou Cristina.

Para piorar a situação da menina, é que não pode sequer contar com a ajuda dos pais uma vez que nem eles sabem interpretar o que encontraram nas fichas “nem que eles nos peçam ajuda, nós os pais não podemos porque também não estudamos, por isso eles não resolvem muitos exercícios” disse ao “O Pais" a senhora Sara.

E é pensando em meninas como a Cristina que pelo menos 150 professores serão capacitados em Jangamo em técnicas de ensino à distância.

A capacitação é financiada pela organização não governamental, Plan International, que através do Instituto de Ensino à Distância do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, vai dotar os professores de técnicas para que os mesmos possam produzir conteúdo que os estudantes sejam capazes de entender.

Moisés Mutuque, gestor daquela organização, disse ao “O Pais" que o que acontece agora é que habituados a lecionar na sala de aula, os professores limitam-se a produzir fichas com exercícios de difícil interpretação por parte do estudantes que estão em casa.

Para o governo de Inhambane, é preciso minimizar o impacto da pandemia reforçando a prevenção. Daniel Chapo refere que é importante garantir a prevenção de modo que todo o investimento que está ser feito para as crianças valia a pena.

Ainda em Jangamo, cerca de 32 escolas receberam kits de prevenção da COVID-19, desde máscaras, pulverizadores e outro material de higienização.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique