Projecto Infra-estruturas Urbanas Verdes está na metade da sua execução

Projecto Infra-estruturas Urbanas Verdes está na metade da sua execução

As obras de Construção do Parque de Infra-estruturas Urbanas Verdes, que se enquadra na implementação do Projecto Cidades resilientes a Mudanças Climáticas, que esta a ser implementado na cidade da Beira, desde Agosto do ano passado, estão há cerca de metade da sua execução.

Trata-se na verdade de um dos maiores parques de infra-estruturas verdes de África. O projecto, terá como impacto, dentre outros, o reforço da consciência de protecção ambiental, faunística e dos ecossistemas no Rio Chiveve. Aliás o mesmo está a ser implementado nas margens do rio Chiveve, que circunda a cidade da Beira.

Com este projecto avaliado em cerca de 32,2 Milhões de Dólares Americanos, financiados pelo Governo de Moçambique, Banco Mundial e KFW da Alemanha, pretende-se ainda regular os canais do rio, com objectivo de minimizar o impacto das cheias, arranjo paisagístico de todas as zonas adjacentes.

“O projecto leva cerca de um ano de vida, estamos sensivelmente entre os 40 a 45 por cento de execução. Nesta altura é visível toda a parte dos arranjos da drenagem do rio Chiveve”, explicou João Nunes, engenheiro da obra.

O governador da província de Sofala foi inteirar-se do nível de execução das obras e ficou satisfeito com o nível de execução do projecto.

“É um projecto desenhado pelo nosso governo e que tem apoio financeiro do Banco Mundial e da cooperação alemã. Devíamos ter a obra pronta em Junho do próximo ano, mas houve necessidade de reajustar os prazos, tudo indica que em Outubro teremos a zona de Chiveve num plano bastante pitoresco ”, disse o governador, Alberto Mondlane.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique