Putin reconduzido hoje como Presidente da Rússia

Putin reconduzido hoje como Presidente da Rússia

Vladimir Putin será hoje reconduzido como Presidente da Rússia, num quarto mandato que durará até 2024, depois de ter liderado o país durante 18 anos, enquanto chefe de Estado ou de Governo, escreve o Notícias ao Minuto.

Putin foi reeleito em Março com 76,7% dos votos, o resultado mais elevado desde que chegou ao poder. Com uma grande margem em relação aos seus adversários e uma participação superior à das presidenciais de 2012, Putin agradeceu aos russos, na noite da reeleição, e disse ver na sua folgada vitória "a confiança e a esperança do povo".

A oposição e as organizações não-governamentais russas apontaram milhares de irregularidades no escrutínio, entre as quais o enchimento de urnas e a chegada de autocarros transportando eleitores pressionados pelos respetivos empregadores.

A cerimónia de posse de Vladimir Putin foi precedida de uma série de manifestações anti-Putin realizadas no sábado em toda a Rússia, em resposta à convocatória do principal opositor do Kremlin, Alexeï Navalny.

Essas concentrações, que foram proibidas pelas autoridades, foram em muitos casos dispersadas pela força e resultaram em mais de 1.500 detenções, entre as quais a do próprio Navalny, libertado pouco depois.

Declarado inelegível devido a uma condenação penal que considerou orquestrada pelo Kremlin, Alexeï Navalny não pôde candidatar-se a estas eleições presidenciais.

Na véspera da anterior posse de Vladimir Putin, a 06 de Maio de 2012, uma manifestação anti-Kremlin na praça Bolotnaïa, em Moscovo, ficou também manchada por confrontos com a polícia, e vários manifestantes foram, em seguida, condenados a penas em campos de trabalhos forçados.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique