Quatro funcionários da Saúde punidos por maus tratos em Malema

Quatro funcionários da Saúde punidos por maus tratos em Malema

Reagindo ao caso de maus tratos de uma paciente com ferimentos profundos, por parte da uma equipa de profissionais no centro de saúde de Malema, em Nampula, a ministra da Saúde disse que aquele comportamento não faz parte da postura do pessoal da saúde, por isso os envolvidos no caso já estão a ser punidos.

“A partir do vídeo que foi posto a circular, conseguimos identificar a unidade sanitária e os funcionários envolvidos. Trata-se de quatro pessoas que já foram suspensas e estão a responder processos disciplinares”, disse Abdula.

Nazira Abdula garantiu que o sector que dirige vai continuar a apostar na humanização dos serviços, e apela que as pessoas denunciem os maus tratos.

“O nosso utente é a nossa prioridade e por isso não faz sentido que ele seja maltratado. A comunidade deve ser nossa principal parceira para que esses casos sejam denunciados e os seus responsáveis exemplarmente punidos para que não se volte a repetir. Infelizmente, situações como estas e de outra natureza já aconteceram em outros pontos e o devido encaminhamento está a ser dado”, acrescentou.

A ministra da Saúde recordou que equipas de inspecção passam pelas unidades sanitárias, para evitar essas situações e que as denúncias também podem ser feitas através das linhas verdes e livros de reclamações.

Recorde-se que o caso em referência chocou a opinião pública, uma vez que o vídeo foi gravado por um dos profissionais e colocado a circular nas redes sociais. No vídeo, era possível ver os profissionais de saúde a discordarem em relação ao que fazer, a fazerem piadas e a rir-se enquanto a paciente gemia ensanguentada na cama.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique