“Queremos governos que nos concedam liberdade e apoio”, Mia Couto

“Queremos governos que nos concedam liberdade e apoio”, Mia Couto

O escritor Mia Couto está entre os artistas convidados a participar na cerimónia de investidura do Presidente da República, esta manhã, na Praça da Independência, em Maputo.

Numa breve referência ao que os fazedores da arte almejam para o próximo mandato, o autor de Terra sonâmbula, Prémio Camões 2013, afirmou que Filipe Nyusi tem essa missão de tornar a cultura soberana.

Mia Couto disse que os artistas não querem ser administrados, querem governos que lhes conceda liberdade e apoio. E o escritor admitiu que Filipe Nyusi, já no mandato anterior, trouxe uma mensagem virada para essa pretensão.

Ainda no campo das letras, outro convidado presente na Praça da Independência é Nataniel Ngomane. O Presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa disse que se deve apostar na pesquisa no novo mandato. “É essencial investir no conhecimento. Se não fizermos a transmissão de conhecimento muitas coisas podem-se perder”. E o académico acrescentou que investir na Educação, que é o que se pretende, é apostar no ensino primário e na capacidade de pesquisa no universitário.  

Como que a concordar com Nataniel Ngomane, Orlando Quilambo, Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, considera que o reforço nas actividades de investigação para que o país possa se afirmar a esse nível é essencial no mandato a iniciar.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique