Renamo reivindica vitória em cinco autarquias

Renamo reivindica vitória em cinco autarquias

A Renamo através do seu coordenador interino, Ossufo Momade reivindica vitória nos municípios da Matola, Marromeu, Moatize, Alto Molocué e Monapo, e, considera que o processo de votação foi fraudulento.

Ossufo Momade diz que “em países onde as eleições são o expoente máximo da democracia e da cidadania não há duvidas que nestas cinco autarquias a vitória é pertencente a Renamo. Mas contra práticas ilícitas que arrepiam o jogo democrático, o Conselho Constitucional optou por obedecer ordens político-partidárias da Frelimo  e não a Constituição e a Lei, por isso de forma vergonhosa e escandalosa validou os resultados”.

Face a essas irregularidades, Ossufo Momade apela à intervenção do Presidente da República e da Comunidade Internacional para repor aquilo que chama de justiça eleitoral como forma de evitar um novo conflito.

“Porque estamos inconformados com estes resultados, voltamos a apelar ao Presidente da Republica à Comunidade Internacional representada em Moçambique…para que ajudem a repor a verdade eleitoral do dia 10 de Outubro de 2018 de modo a evitarmos colectivamente mais um conflito pós-eleitoral e é neste sentido que voltamos a exigir a criação de uma Comissão de Inquérito Independente”, propôs Momade.

O Conselho de Ministros agendou para a próxima quinta-feira a repetição das eleições em oito mesas da autarquia de Marromeu, província de Sofala.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique