Saíde promete melhorar condições de mercados e combater erosão

Saíde promete melhorar condições de mercados e combater erosão

Debaixo da chuva que caiu em Nampula, o candidato do MDM escalou o mercado Kumauto, no bairro de Carrupeia, para mais uma jornada de caça ao voto.

Falando para os vendedores, Carlos Saíde defendeu que é necessário colocar sanitários, melhorar a recolha de resíduos sólidos e pavimentar a infra-estrutura.

Outros desafios, sublinhou, é a iluminação pública, a segurança e reabilitação das vias de acesso e ligações domiciliares de água potável. "Nós construímos este mercado em 2013. Havíamos prometido que voltaríamos a fazer boas coisas. Estamos a falar de pavimentação e garanto que vamos fazer”, prometeu. E acrescentou: "Neste momento, eles-vendedores- estão a reclamar de sanitários públicos e, neste momento, posso avançar que já existem. É uma questão de higiene. Nós vamos alocar seguranças e pessoal para fazer a limpeza", garantiu.

O político reconheceu, por outro lado, que a problemática do lixo tira sono ao MDM daí que irá, em menos de uma semana, acabar com a imundície. "Vocês sabem muito bem que está cheio de lixo. Mas este lixo resulta de uma acção de sabotagem. Temos vereadores que não sentem pena dos munícipes que pagam impostos. Eles não têm consciência que o seu salário é imposto desta gente", queixou-se.

O político reiterou que a sua governação será aberta e participativa. “Vamos, sem dúvidas, criar harmonia com os munícipes. Nós queremos que os munícipes participem no processo de governação.”

Na mesma linha de abordagem, referiu que “vocês pagam impostos e devem exigir a reabilitação de estradas, construção de fontanários, energia, transporte e boa governação. Mas é preciso que votem para poder fiscalizar e exigir os vossos direitos”.

Portanto, prosseguiu Saíde, "nós não vamos fazer algo de outro mundo porque o MDM governa desde 2013 e conhece muito bem a casa. Não se deixem enganar porque eles prometem coisas que não vão conseguir fazer em seis meses”.

O candidato do MDM apontou ainda a contínua aposta no apoio aos munícipes que pretendem desenvolver pequenos negócios, através de um financiamento enquadrado no Serviço Municipal de Apoio à Microfinanças.

Interagindo com um vendedor de peixe, no mercado Kumauto, Saíde referiu que "é preciso votar em Carlos Saíde para continuar a desenvolver o seu negócio”.

Saíde sustentou que “nós temos um projecto chamado Serviço Municipal de Apoio à Microfinanças que financia pessoas para fazerem o seu negócio em várias áreas. Nós defendemos a ideia dos munícipes terem autossustento. E é por isso que continuaremos a desenvolver este serviço para que os munícipes iniciem ou desenvolvam negócios”.

Caso seja eleito, Carlos Saíde promete também combater a erosão, um problema que afecta vários bairros suburbanos da autarquia de Nampula.

“Vamos acabar com este problema da erosão para os autocarros poderem entrar neste bairro e transportar as pessoas. Basta parar a chuva, vamos fazer um trabalho de fundo para resolver este problema assim como construir estradas. Isso está escrito no nosso manifesto”.

O candidato do MDM reservou um espaço para desenvolver uma acção de educação cívica, mostrando, desta forma, aos eleitores como proceder com o boletim de voto. “Votem em Carlos Saíde, estou na quinta posição. É preciso dobrar muito bem o boletim para que o voto não seja nulo. Penso que a televisão devia também mostrar as pessoas como votar”, explicou o candidato que fazia uma simulação de voto.

Quando interpelado por um vendedor que disse ter perdido o seu cartão de eleitor, Carlos Saíde explicou que o mesmo devia se dirigir à Assembleia de voto com o bilhete de identidade e que o seu nome aparecerá nas listas mediante apresentação deste documento de identificação

“Ainda bem que me pergunta isso. Realmente, muitas pessoas perderam cartão eleitor. Meu irmão tem que levar o seu bilhete de identidade quando for votar. O seu nome vai aparecer na lista. Não se preocupe, pode ir votar. Mesmo que esteja a chover no dia 24 de Janeiro, temos que ir votar”.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique