Salas de aula da EPC 1 de Junho em risco de desabar

Salas de aula da EPC 1 de Junho em risco de desabar

Cinco salas de aula da escola primária completa 1 de Junho, no bairro Jorge Dimitrov, em Maputo, estão em risco de desabar, devido às chuvas da noite de quarta-feira. Sensibilizada com a situação, a empresa Maputo Sul está a fazer uma intervenção de emergência, visando repor a terra removida pela força das águas.

Falando à nossa reportagem, o director da escola recordou um episódio semelhante ocorrido em 2012. “Ocorreu uma situação semelhante há já cinco anos, em que as águas da chuva abriram uma cratera de mais de 10 metros de profundidade. Depois disso, decidiu-se que a população deveria deitar lixo neste local. O problema é que o lixo já havia atingido uma altura considerável e as águas não tiveram outro caminho senão abraçar o muro da escola do lado onde está localizado o bloco composto por cinco salas de aula”, disse o director da escola, Adão Nuno.

Devido à gravidade da situação, a direcção da escola teve de retirar as carteiras das salas de aula e recorreu às redes sociais para pedir apoio. E a resposta não tardou em chegar. “De imediato, tivemos de retirar as carteiras destas salas para o salão da escola, de modo a que não perdêssemos duas vezes, e de seguida publicámos a informação no facebook, WhatsApp e até enviámos cartas a certas entidades pedindo socorro. Graças a Deus, a empresa Maputo Sul respondeu prontamente e já estão aqui a trabalhar”, afirmou.

A Escola Primária Completa 1 de Junho tem 2 218 alunos, subdivididos em três turnos, sendo que as cinco salas de aula têm acomodado 750 alunos, o equivalente a 15 turmas, nos turnos da manhã, tarde e noite.
Presume-se que, até esta sexta-feira, o problema esteja resolvido.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique