Sector financeiro acorda nova fórmula de cálculo de indexante único

Sector financeiro acorda nova fórmula de cálculo de indexante único

Volvidos 16 meses de implementação do indexante único, o Banco de Moçambique voltou a sentar-se a mesa com a Associação Moçambicana de Banco e todas instituições financeiras que operam no país, com vista a acordarem os novos mecanismos de fixação deste factor de determinação das taxas de juro.

Com o acordo assinado, O Governador do Banco de Moçambique espera mais transparência na fixação das taxas de juro e maior acompanhamento pelos bancos comerciais dos sinais emitidos pela autoridade monetária. Após o acordo, Rogério Zandamela revelou que o indexante único deverá reduzir 80 pontos base.

Por sua vez, O Presidente da Associação Moçambicana de Bancos, Teotónio Comiche, disse que os clientes ficarão mais informados do cálculo da taxa de juro.     

O novo indexante prevê que o prémio do custo do dinheiro seja determinado pelo rating e ou risco do país, o rácio de crédito mal parado, o rácio do crédito saneado e do Coeficiente de Reservas Obrigatórias em moeda nacional, uma das taxas directoras do Banco de Moçambique.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique