Selecção masculina de vólei de praia mais próxima dos Jogos Olímpicos

A Seleccão masculina de vólei de praia garantiu a passagem à segunda fase de qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio, deste ano. As duas duplas moçambicanas conquistaram por vitórias os quatro jogos realizados.

As duplas moçambicanas Délcio e Aldivino e Justino e Carlos estiveram em evidência na primeira fase de qualificação aos Jogos Olímpicos, ao somarem quatro vitórias nos jogos realizados este sábado e domingo, na praia da Costa do Sol.

No sábado, Délcio e Aldivino derrotaram o Zimbabwe A por dois sets a um, enquanto Justino e Carlos levaram de vencida o Zimbabwe B, por dois sets a zero. Já este domingo, as duas duplas derrotaram as duplas zambianas pelo mesmo resultado de dois sets a zero.

Os moçambicanos mostram-se satisfeitos pela passagem à segunda fase, mas querem garantir a primeira posição, já terça-feira, diante da África do Sul. "Para já o objectivo já foi cumprido. O que nos interessa agora é passar a outra fase em primeiro lugar porque assim garantiríamos sermos os cabeças-de-série da próxima etapa", disse Délcio Soares, que assegura que as expectativas em torno da qualificação aos Jogos Olímpicos estão elevadas: "tem que ser desta vez, porque se não for agora, não sei se ainda iremos a tempo na outra qualificação", disse.

Em femininos, as duas duplas compostas por Leocádia e Vanessa e Jéssica e Mércia somaram duas vitórias nos jogos realizados na manhã deste domingo, nomeadamente diante das duplas sul-africanas, pelo mesmo resultado de dois sets a zero. Esta segunda-feira, as moçambicanas procuram a qualificação diante do eSwathini e tem expectativas de vencer e chegar à fase seguinte. Leocádia Manhiça disse que o jogo não será fácil, mas porque Moçambique tem nome a zelar, há que trabalhar para garantir, não só a passagem a fase seguinte, mas também aos Jogos Olímpicos. "Há expectativas sim, também pelo historial que Moçambique tem nas qualificações aos Jogos Olímpicos, podemos conseguir. Com um pouco mais de esforço, dedicação e apoio somo capazes de conseguir nos qualificar", assegurou.

Esta fase é disputada por seis países, nomeadamente Moçambique, África do Sul, Zâmbia, Zimbabwe, Botswana e eSwatini. A organização faz um balanço positivo dos primeiros dias da prova.

Os dois países melhores posicionados desta fase qualificam-se à segunda fase, onde vão disputar o acesso a última fase, que qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique