Seminário de Jornalismo Cultural realiza-se este mês

Seminário de Jornalismo Cultural realiza-se este mês

Mais uma vez, o jornalismo cultural moçambicano volta à reflexão no Seminário de Jornalismo Cultural, a realizar-se nos dias 17 e 18 deste mês, no Camões – Centro Cultural Português, na cidade de Maputo.

A série de debates e reflexões sobre jornalismo cultural é organizada pela SóArte Media e Associação IVERCA em parceria com o Camões – Centro Cultural Português, privilegiando-se troca de experiências que valorizam o pensamento contemporâneo do jornalismo.

Segundo a organização, o Seminário de Jornalismo Cultural é o olhar da cultura como um motor de desenvolvimento, promoção da paz e a harmonia entre os povos: “A pensar nestas nuances, o evento junta mais uma vez na capital moçambicana, desde académicos e especialistas no ramo da comunicação social e jornalismo em específico, profissionais das artes e comunicação, gestores culturais e de órgãos de informação, jornalistas, estudantes e artistas no geral, para debater temáticas que se associam ao tema ‘Jornalismo Cultural e a Construção de Narrativas Alternativas’”, avança a organização na nota de imprensa.

Para debate, nos próximos dias, estão propostos os seguintes temas: “O capital cultural do editor e a qualidade do agendamento de conteúdos”, “A produção de conteúdos de media locais e a ‘saúde’ do jornalismo cultural em Moçambique”, “Diáspora artística: trajectos e campo de possibilidades” e a “Visão de comunicação dos centros culturais”. Nos painéis, estarão, entre vários oradores, Sérgio Langa, Sérgio Bacar, Celestino Joanguete, Dionísio Bahule, Cremildo Bahule, João Pignatelli e António Cabrita. Do estrangeiro, vem a editora de cultura da Rádio e Televisão de Portugal, a jornalista Teresa Nicolau.

Portanto, o III Seminário de Jornalismo Cultural é, para a organização, “o olhar à uma extensa agenda cultural e diversificada que se assiste no país, mas também o já estabelecido, nomeadamente, o património cultural, hábitos e costumes, entre outras tradições e modernidades”.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique