Sérgio Moro diz que TRF-4 não tem competência para soltar Lula

Sérgio Moro diz que TRF-4 não tem competência para soltar Lula

Depois de o desembargador federal Rogério Favreto, do TRF-4, ter concedido liberdade ao ex-presidente brasileiro, Lula da Silva, este domingo, o juiz que decretou a prisão reagiu.

Sérgio Moro diz que o desembargador federal Rogério Favreto, não pode mandar soltar Lula da Silva.

 "O Desembargador Federal plantonista, com todo respeito, é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e ainda do Plenário do Supremo Tribunal Federal", disse Moro, citado pelo G1.

O despacho de Favreto determina a suspensão da execução provisória da pena e a liberdade de Lula, em regime de urgência.

De acordo com Moro, ainda citado pelo G1, caso Rogério Favreto ou uma autoridade policial cumpra a decisão deste domingo do desembargador, estará a deixar de cumprir a ordem de prisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O juiz afirmou ainda que foi orientado pelo presidente do TRF-4 a consultar o relator das acções da Operação Lava Jato no tribunal, João Pedro Gebran Neto. Sérgio Moro finaliza comunicando à autoridade policial que espere o esclarecimento deste impasse jurídico para “evitar descumprimento da ordem de prisão”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique