Simango Jr. expõe futebol moçambicano na Rússia

Simango Jr. expõe futebol moçambicano na Rússia

Moçambique não está no mundial da Rússia a disputar a prova, tal como as outras 32 selecções, mas está representado ao mais alto nível futebolístico, pelo respectivo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Jr., que é, também, membro da Comissão de Ética da FIFA, órgão que intervêm em reclamações das selecções sobre vários aspectos que acontecem ao longo da prova.

E foi neste âmbito que Alberto Simango Jr. elevou a bandeira e o futebol moçambicano através de contactos, em privado, com algumas figuras ligadas ao futebol internacional e a política, para colocar o país nos corredores do futebol mundial.

Numa primeira fase, Simango Jr. encontrou-se com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem falaram sobre vários assuntos, incluindo a possibilidade de apoios portugueses ao futebol moçambicano, mesmo tema que teve com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, isso após o jogo entre Portugal e Marrocos, que terminou com a vitória da selecção das quinas, diante dos africanos, por uma bola sem resposta, resultado que eliminou os marroquinos da fase seguinte da prova.

Marcelo Rebelo de Sousa viveu muito na sua juventude em Moçambique, país que considera sua segunda casa, tendo visitado a pátria amada por duas vezes nos últimos três anos, sendo uma enquanto candidato presidencial e outra já na qualidade de presidente da República portuguesa.

Ainda em privado, Alberto Simango Jr. manteve encontro com o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, o também português, António Guterres, no qual falaram sobre a situação dos jogadores estrangeiros em Moçambique, para além de outros assuntos de interesse das Nações Unidas.

Outra das figuras que mereceu um encontro com o presidente da Federação Moçambicana de Futebol é antigo candidato a presidência da Federação Internacional de Futebol, FIFA, o Sheik Salman, que se inteirou do estágio actual do futebol moçambicano.

Alberto Simango Jr. deslocou-se à Moscovo na companhia de Filipe Johane, Secretário-geral da FMF, e Namoto Chipande, vice-presidente para alta competição, para participar também do Congresso da FIFA, que dentre várias discussões, discutiu e aprovou a sede do mundial de 2026, que ficou com a co-organização dos EUA, México e Canadá, que venceu a concorrência do Marrocos, país africano.

Assim, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol permanece em terras russas, onde integra a comissão de Ética da FIFA que dirime casos de última instância remetidos pelas selecções presentes no campeonato do mundo. Aliás, Simango Jr. foi eleito em princípios do mês de Maio para este órgão, tendo tomado posse em finais do mesmo mês, durante um Congresso extraordinário do organismo que tutela o futebol mundial.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique