Sociedade Civil quer mais participação de mulheres nas autárquicas

Sociedade Civil quer mais participação de mulheres nas autárquicas

Sociedade Civil quer mais participação de mulheres nas autárquicas

A Pressão Nacional dos Direitos Humanos, organização da sociedade civil, está a levar a cabo em Sofala, conjunto de actividades com mulheres ligadas aos partidos políticos e grupos sociais, o objectivo é a sensibilização para participação activa, cívica e consciente das mulheres nas eleições autárquicas de Outubro, nos cinco municípios da província.

Nesta quinta-feira a organização e parceiros identificaram mulheres líderes locais, religiosas e tradicionais para uma marcha na cidade da Beira, para chamar a razão a consciência da mulher sobre os seus direitos e deveres, e tornar as eleições mais participativas.

As mulheres terminaram apelando aos governos municipais, provinciais e centrais a abrir espaços para que elas assumam lugares de destaque. “Acreditamos que a inclusão da mulher, nos processos eleitorais ajuda a equilibrar  a tomada de decisões evitando desta forma   os conflitos eleitorais” disse  Catarina Xavier, representante da Pressão Nacional dos Direitos Humanos.

O Governo de Sofala diz que chegou a hora das mulheres evitarem que outros decidam por elas, participando para tal de forma activa nos processos políticos eleitorais.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique