Somos 28.9 milhões de habitantes

Somos 28.9 milhões de habitantes

Moçambique tem uma população de 28.9 milhões de habitantes, segundo os resultados preliminares do Recenseamento Geral da População e Habitação, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados preliminares não trazem novidades em relação às províncias mais populosas. Nampula e Zambézia continuam a liderar as estatísticas com 6.1 e 5.1 milhões de habitantes, representando 40% do global. As menos populosas são as províncias do sul do país. As mulheres continuam a maioria por província e, por conseguinte, do país.

Segundo os dados, a população moçambicana aumentou em 12 milhões se comparado com o primeiro censo realizado em 1980.

Rosário Fernandes, presidente do INE destacou que o censo foi realizado num contexto caracterizado por uma conjuntura político-militar, económica e financeira atípicas, mas que o processo decorreu dentro do previsto. Entretanto, aos investimentos tecnológicos realizados neste processo o tornaram mais caro que o anterior.

De acordo com as autoridades, os dados preliminares do Recenseamento Geral da População e Habitação são considerados próximos da realidade sendo que podem ser usados para o desenho de projecções de políticas públicas. Os resultados definitivos serão apresentados em Junho do próximo ano.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique