STAE exorta aos partidos políticos a fiscalizarem recenseamento eleitoral

STAE exorta aos partidos políticos a fiscalizarem recenseamento eleitoral

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) já recenseou pouco mais de três milhões de eleitores, correspondente a 38.6% do desempenho, desde que arrancou o processo, a 19 de Março último.

O STAE destaca alguns constrangimentos como as chuvas que, em alguns distritos, dificultaram a movimentação das brigadas, das equipas de assistência às brigadas, e também dificultaram o funcionamento de painéis solares, que, de acordo com o porta-voz da instituição, Cláudio Langa, têm sido usados para auxiliar a iluminação.

Por outro lado, destacou a fraca fiscalização, por parte dos partidos políticos e apelou-os a envolverem-se no processo.

“Constatamos que nem todos os postos têm fiscais de partidos políticos. Poucos postos têm mais do que dois ou três partidos políticos a fiscalizarem o processo. Queremos lançar um apelo aos partidos políticos para que possam exercer este direito”, referiu.

A província de Niassa foi apontada como a que está a ter um desempenho muito baixo, em termos de adesão ao recenseamento eleitoral.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique