Subestação de Marrupa estará pronta até Julho

Subestação de Marrupa estará pronta até Julho

Até Julho próximo estará pronta a subestação de Marrupa, na província do Niassa, e a linha de alta tensão de 250 km. O governo local diz que a energia vai acelerar a instalação de indústrias naquela região do país, rica em recursos minerais como ouro, calcário e pedras preciosas e semi-preciosas.

A sede do distrito de Marrupa dista 300 km da cidade de Lichinga, a capital da província do Niassa, e até aqui recebe energia eléctrica fornecida a partir da cidade de Cuamba, sendo que a linha é de cerca de 400 km o que propicia a baixa qualidade da corrente e frequentemente registam-se cortes devido à grande extensão.

A solução para Marrupa passa pela conclusão da subestação e de uma nova linha de transmissão com 240 km.

As obras arrancaram em finais do ano passado e até Julho o trabalho estará concluído.

A subestação de Marrupa e a linha de alta tensão que parte de Cuamba têm capacidade para fornecer energia não apenas para clientes domésticos, como também indústrias, por isso o projecto é visto como um factor determinante para a atração de investimento na província do Niassa, por sinal a menos industrializada do país.

A meta de acesso universal à corrente eléctrica até 2030 fez com que o Governo acelerasse os projectos de produção e distribuição de energia à escala nacional. Este ano, por exemplo, estão previstas 330 mil novas ligações, um número que deverá passar para 500 mil no próximo ano.

Actualmente, estima-se que apenas 30 por cento da população tem acesso a energia eléctrica da rede pública em Moçambique.  


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique