Sucesso do turismo baseado na natureza depende do envolvimento do Governo e do sector privado

Sucesso do turismo baseado na natureza depende do envolvimento do Governo e do sector privado

“É importante que a natureza seja utilizada para o benefício da comunidade e para erradicação da pobreza”. Quem pensa assim é Ian Khama, antigo presidente do Botswana, convidado pelo Chefe do Estado a participar na Conferência Internacional Turismo Baseado na Natureza. Para o antigo governante, essencialmente, a boa abordagem é aquela que visa a conservação do ecossistema. Nisso, as autoridades de gestão têm um papel indispensável.

Segundo entende Ian Khama, o sucesso do turismo na região austral depende do envolvimento do Governo e do sector privado, o que pode conduzir ao alcance de objectivos comuns. “Para África continuar a beneficiar dos recursos naturais que possui, deve proteger a sua terra, e, depois, tornar os ganhos do turismo em coisas tangíveis, com investimento em infra-estruturas”, afirmou Khama.

Intervindo esta manhã, no Hotel Polana, em Maputo, onde acontece o evento, Khama defendeu a necessidade de se combater a destruição da natureza, sugerindo que os países aprendam dos erros cometidos no passado no que diz respeito à conservação ambiental. “Devemos apostar mais na gestão do nosso planeta, por isso temos esta conferência a realizar-se em Moçambique”, afirmou, considerando, mais adiante: “é preciso que sobreviva o instinto de protecção”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique