Sul-africanos homenageiam Winnie Mandela em Soweto

Sul-africanos homenageiam Winnie Mandela em Soweto

As homenagens a Winnie Mandela continuam na África do Sul. Na residência onde morou a Mãe da Nação sul-africana, em Soweto, transformou-se, por estes dias, num santuário.

Winnie Mandela viveu no bairro de Orlando, em Soweto, desde que se transferiu para Johanesburgo em meados dos anos 50. Por isso mesmo, é para sua moradia que todos aqueles que a querem homenagear se dirigem. Mulheres, homens e mesmo crianças vão depositar flores em memória de Winnie Mandela. Mulheres religiosas e organizações de massas do ANC lotaram, hoje, a casa de Winnie para chorar a sua morte, mas também celebrar a sua vida que foi inteiramente dedicada ao combate a todas formas de descriminação.

Ora, depois do Partido dos Combatentes pela Liberdade Económica ter participado em peso na homenagem a Winnie Mandela, hoje foi a vez do Partido Nacional para Liberdade, um extraparlamentar sul-africano, dirigir-se à casa de Winnie Mandela para a prestar tributo. Entre cânticos e danças, os membros deste partido liderados pela sua presidente foram também agradecer a Winnie.
Mas não só sul-africanos juntam-se à homenagem a Winnie Mandela. Em Soweto, nigerianos que lutam pela independência da região de Biafra, na Nigéria, por se reverem nas ideais de Winnie Mandela, foram à sua residência prestar homenagem e reafirmar a sua luta pela independência.

O funeral de Winnie Mandela está marcado para sábado, em Joanesburgo.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique