Teatro da Rainha e ECA apresentam A noite das hienas no Centro Cultural da UEM

Teatro da Rainha e ECA apresentam A noite das hienas no Centro Cultural da UEM

Uma peça teatral que resulta do diálogo entre A noite dos visitantes, do dramaturgo alemão Peter Weiss, e Babalaze das hienas, de José Craveirinha. Esta é a proposta que o encenador Fernando Mora Ramos vai levar ao palco do Centro Cultural Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, na cidade de Maputo.

Intitulado A noite das hienas, o exercício/espectáculo a ser exibido às 18 horas dos dias 18 e 19 resulta de uma colaboração entre o Teatro da Rainha, de Portugal, e a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). A colaboração em causa já tem dois anos. Inclusive, a montagem desta peça teatral acontece depois de Fernando Mora Ramos, o director do Teatro da Rainha, ter orientado, ano passado, em Maputo, um workshop de encenação e dramaturgia aos estudantes da ECA.

Essencialmente, A noite das hienas, na primeira apresentação, terá 50 minutos. A história da peça cujo principal espaço é uma palhota, gira em torno das circunstâncias por que passa uma família camponesa humilde. A certa altura da trama, a palhota dos camponeses é assaltada por dois homens “predadores” (um de cada vez) que vão retirar à família o que ela tem e o que não tem, com violência que causa alguns assassínios. Nisso, dois miúdos, vítima da ambição dos “predadores”, têm de aprender a sobreviver sozinhos.

Como assistente de encenação d’A noite das hienas está Venâncio Calisto, que, muito recentemente, actuou no espectáculo A cidade dos pássaros, do Teatro da Rainha, em Portugal. Portanto, esta é a segunda vez, este ano, que Calisto trabalha com Mora Ramos, artista que passou a infância e parte significativa da adolescência cá no país, onde se iniciou na arte dramática, no Teatro dos Estudantes Universitários de Moçambique.

Referindo-se a esta nova oportunidade de colaborar com o director do Teatro da Rainha, Venâncio Calisto afirma: “É sempre uma honra trabalhar com o Fernando, porque com ele aprendemos muito. O Fernando é uma escola do teatro. Esta, para mim, é uma oportunidade de aprender bastante. Quanto mais puder colaborar com ele, melhor ainda”.

Desta vez, para o actor e encenador formado na ECA, a experiência é ainda especial porque a colaboração com Mora Ramos acontece cá no país, onde possui mais possibilidades de criar a ponte com outros actores e intervenientes do teatro.

Nesta peça teatral, adianta Fernando Mora Ramos, as hienas representam todos aqueles que são predadores ou que agem como tal; aqueles que se aproveitam da ingenuidade da maior parte da população desprotegida, entregue à sua própria sorte.

Integram no elenco de d’A noite das hienas os seguintes actores: Castigo dos Santos, Fernando Macamo, Josefina Massango, Maria Clotilde, Samuel Nhamatate e Venâncio Calisto. Os figurinos e a cenografia foram confiados a Sara Machado.   

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique