“Temos a oportunidade de inventar o futuro”

“Temos a oportunidade de inventar o futuro”

A Directora-Geral do Instituto de Tecnologia Inovação e Serviços (ITIS), Gércia Sequeira, defendeu, durante o debate sobre “Ecossistema de empreendedorismo tecnológico/criar alavancas de desenvolvimento”, no último dia da feira MOZTECH, que para criar uma start up, os empreendedores devem ter em conta os desafios existentes no seu meio, para poder trazer a solução.

Sequeira falou da sua experiência positiva, mas alertou que a caminhada é individual, daí que, se algum empreendedor quiser desenvolver uma ideia não deve seguir um exemplo se sucesso e pensar que também vai dar certo. O empreendedor precisa, acima de tudo, ter uma causa, ou seja, um prolema a ser solucionado, precisa ter paixão por essa ideia e transformer todo esse ‘calor’ em trabalho.

A empreendedora diz igualmente que a tecnologia não é a solução dos problemas, mas um meio que pode ser usado para o efeito, até porque, acrescenta, a tecnologia sempre existiu, no entanto, está em crescente evolução. “Temos a oportunidade, por causa da acessibilidade, de inventar o futuro”.

António Pinto, Director de IT da Fidelidade de Angola, referiu que para criar uma solução, o empreendedor precisa conhecer o cliente, para saber que tipo de trabalho deve ser feito para responder as suas expectativas.

Referiu igualmente que em Moçambique e em Angola há ainda muito espaço para os empreendedores tecnológicos, e o que deve acontecer, é os empreendedores pensarem numa forma de trazer esta tecnologia e implementá-la.

Quem também defende o uso de tecnologias para deenvolver ideias e chegar a mais pessoas é Carlos Leitão, Director-Geral da Fidelidade e mostrou com exemplos, a experiência da sua instituição. “Como levar os seguros à população que nunca teve um seguro? Achamos jovens empreendedores para vender seguros, visando aproximar os seguros às comunidades. Criaram uma aplicação que permite que se faça uma simulação do seguro, independentemente do local onde o cliente estiver”, contou.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique