Tete e Quelimane passam a diagnosticar COVID-19

Tete e Quelimane passam a diagnosticar COVID-19

Depois das cidades de Nampula, Beira e Maputo as cidades de Quelimane e Tete passam igualmente a diagnosticar a COVID-19, 19 usando equipamento do tipo GeneXpert.

 

A informação foi avançada, hoje em Maputo, pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago, que não detalhou o facto, mas avançou que a descentralização dos locais de testagem continuará para a cidade de Pemba, nos próximos dias.

O ministro falava depois ter recebido da Total, 12.500 kits de recolha de amostras, 6000 reagentes para a testagem da COVID-19.

Para o ministro a oferta desse material chega numa altura que, com a descentralização dos laboratórios de testagem, aumentam as necessidades de material para a colheita de amostras, assim como dos reagentes para a realização da testagem.

“Este material que acabamos de receber, constitui uma contribuição importante para o fortalecimento da capacidade de diagnóstico laboratorial da COVID-19 no nosso país. Este apoio reveste-se de importância particular, sobretudo considerando a escassez internacional destes materiais”, disse.

Com esta doação, a Total junta-se a outras empresas que tem vindo a apoiar o estado na capacidade de testagem da COVID-19, bem como no fortalecimento das medidas de prevenção. 

Segundo o Director Geral da Total em Moçambique Ronan Bescond “o apoio entregue vai reforçar a capacidade de colheira de amostras dos pacientes suspeitos da infecção, pelo SARS-COV-2 a nível das unidades sanitárias e dos postos sentinelas, e de processamento laboratorial das amostras para a confirmação do diagnóstico da COVID-19”.

Com o apoio da Total e outros parceiros à resposta contra COVID-19 inclui a entrega de 12 mil máscaras, 15 termómetros infra-vermelhos, 30 bombas de pulverização as autoridades de Cabo Delgado, segunda província mais afectada pela Covid-19 no país.

Está ainda em curso a reabilitação de uma enfermaria de 50 camas do Hospital Provincial de Pemba, destinada ao isolamento de doentes de COVID-19.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique