Tomaz Salomão lança “Experiências ao serviço da SADC”

Tomaz Salomão lança “Experiências ao serviço da SADC”

“Experiências ao serviço da SADC” é o título da obra de Tomaz Salomão lançada hoje em Maputo. O Presidente da República, que esteve presente no evento, destaca a cultura como factor de união e parabeniza o autor pela iniciativa.

Com duas versões, uma em inglês e outra em português, a obra de Tomaz Salomão faz um relato pessoal sobre realizações e desafios da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral SADC.
Salomão foi secretário executivo da SADC por oito anos, isto é, de 2005 a 2013 e em 252 páginas traz as suas vivências nesta organização.

Uma organização na qual entrou com expectativas de dar seu contributo como economista no quadro da integração económica, mas revela que 90 por cento do tempo em que esteve na SADC foi consumido por conflitos no Lesotho, República Democrática do Congo, Madagáscar e Zimbabwe. Mas nem ficou arrependido. Diz ter sido uma experiência e que hoje, seis anos depois, vale a pena partilhar.

Filipe Nyusi, Presidente da República, que testemunhou o lançamento da obra e recebeu um exemplar, enalteceu a iniciativa.

Coube ao professor Severino Nguenha e ao escritor Nelson Saúte fazer a apresentação da obra, tendo aproveitado a ocasião para apontar alguns desafios da integração regional.

Economista de profissão, além de ter sido secretário executivo da SADC, Tomaz Salomão ocupou vários de governação no país, com destaque para ministro dos Transportes e Comunicações, ministro de Plano e Finanças e secretário de Estado da Defesa.


 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique