Trabalhos de pesquisa premiados nas jornadas nacionais de Saúde

Trabalhos de pesquisa premiados nas jornadas nacionais de Saúde

Para incentivar e motivar a pesquisa em Saúde, o Instituto Nacional de Saúde decidiu premiar os três melhores trabalhos de pesquisa apresentados durante as XVI jornadas, nas categorias de apresentação oral e em formato de cartazes, assim como através do Prémio Jorge Barreto, que serve para premiar e reconhecer jovens investigadores, de idade igual ou inferior aos 30 anos, cujo contributo científico e intelectual na área de Saúde tem sido notável.

Na categoria de epidemiologia e vigilância, o trabalho premiado em formato de cartaz é de autoria de Benilde Mulela, do Centro de Biotecnologia da Universidade Eduardo Mondlane.

Na mesma categoria, foi distinguido o trabalho apresentado de forma oral de Ayubo Kampango, de Instituto Nacional de Saúde.

Na categoria ciência clínica e biomédica, os prémios foram para o resumo em forma de cartaz de Cesaltina Nora, do Instituto Superior de Ciências de Saúde, e para o resumo apresentado em formato oral venceu Gil Mavale do Médicos Sem Fronteiras.

Na categoria de sistemas de Saúde e determinantes, venceu o trabalho apresentado em forma de cartaz pelos Serviços Distritais de Saúde de Bilene, cuja autora é Salomé Armando. E na categoria resumo oral, foi distinguido o trabalho de Annet Dinís.

Já o Prémio Jorge Barreto foi atribuído a Ivalda Macicame, investigadora do Instituto Nacional de Saúde. Emocionada, agradeceu a equipa de trabalho e dedicou o prémio à família e aos colegas investigadores.

No final da cerimónia de premiação, o director-geral do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani assumiu o compromisso de realização das próximas jornadas nacionais de Saúde daqui a três anos, e as jornadas regionais norte no próximo ano, em Nampula.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique