Tribunal Indiano despenaliza sexo homossexual

Tribunal Indiano despenaliza sexo homossexual

Em uma decisão histórica, a Suprema Corte da Índia determinou que o sexo gay não é mais uma ofensa criminal, nesta quinta-feira. A decisão anula o julgamento de 2013 que confirmou uma lei da era colonial, conhecida como seção 377, segundo a qual o sexo gay é categorizado como uma "ofensa não natural", escreveu  a BBC News.

O tribunal decidiu que a discriminação com base na orientação sexual é uma violação fundamental dos direitos. Grupos LGBT em cidades de todo o país celebram a decisão como o "início de uma nova era".

Embora a opinião pública nas maiores cidades da Índia tenha sido a favor de desmantelar a lei, a realidade para os membros da comunidade LGBT na Índia rural é diferente. Continua a existir uma forte oposição entre grupos religiosos e comunidades rurais conservadoras. Eles acreditam que ainda vai demorar um pouco até que as atitudes mudem e a comunidade tenha plena aceitação.

Mas as leis quase sempre desempenham um papel importante na mudança de mentalidade e, reconhecendo o direito da comunidade ao amor, a Suprema Corte restaurou a dignidade que lhes foi negada por muito tempo.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique