Tropas dos EUA estacionadas na Síria serão retiradas da fronteira com a Turquia

Tropas dos EUA estacionadas na Síria serão retiradas da fronteira com a Turquia

A Turquia vai desencadear uma intervenção militar no norte da Síria, por isso a Casa Branca anunciou a retirada das tropas dos EUA estacionadas na Síria na fronteira com a Turquia.

"As forças americanas não apoiarão nem se envolverão na operação e as forças americanas, que derrotaram o Estado Islâmico não estarão mais nas imediações", disse a Casa Branca em comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto.

O Presidente turco disse no sábado que "está iminente" uma intervenção militar em território sírio contra milícias curdas e que terminou a paciência de Ancara para esperar pelo apoio dos Estados Unidos.

"Fizemos todos os preparativos, concluímos os planos da operação. Demos as ordens necessárias", disse o chefe de Estado turco, num discurso perante membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do qual é líder.

A Turquia vem pressionando os Estados Unidos para criar uma zona dita segura na Síria, uma faixa de 30 quilómetros ao longo da fronteira, onde planeia reinstalar refugiados sírios.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique