Trump diz que EUA podem fazer a Kim Jong-un o mesmo que fizeram a Khadafi

Trump diz que EUA podem fazer a Kim Jong-un o mesmo que fizeram a Khadafi

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos da América podem utilizar com o Presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un "o mesmo modelo" que utilizaram com Moammar Khadafi, antigo presidente da Líbia que foi assassinado.

De acordo com o The Guardian, citado pelo Notícias ao Minuto, Donald Trump afirmou que, se Kim Jong-un não aceitar um acordo em que a Coreia do Norte cesse o programa nuclear, os EUA vão aplicar “o modelo de dizimação total, utilizado com Khadafi, o antigo ditador da Líbia”, explicou.

O modelo referido estava relacionado com um acordo proposto pelos norte-americanos em que a Líbia cessaria as armas nucleares, e não a intervenção da Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN, em 2011.

A OTAN é uma aliança político-militar criada no dia 4 de Abril de 1949, durante a Guerra Fria, que reunia países ocidentais e capitalistas, liderados pelos Estados Unidos.

As afirmações são feitas numa altura em que falta menos de um mês para a cimeira entre os EUA e a Coreia do Norte, em Singapura. Este encontro ainda não é completamente certo, pois, tanto Trump como Kim Jong-un, têm afirmado pontos diferentes quanto a uma possível desnuclearização do país asiático.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique