“Um líder deve ser optimista e estar disposto a aprender”

 “Um líder deve ser optimista e estar disposto a aprender”

"Juventude e liderança: como formar líderes do amanhã?". Tema de abertura dos debates do segundo dia do MOZEFO Young Leaders. Para o orador José Luis Zapatero, antigo Primeiro-Ministro da Espanha, o segredo está em três pressupostos: paz, inclusão social e boa governação, tendo como principal pilar "a educação, a condição para se melhorar um país”, defendeu.

Paz porque, segundo Zapatero, liderar é algo menos que dar ordem e algo mais que dar um conselho. É fundamental que o líder seja humilde. Deve cultivar nos seus liderados a cultura de respeito e tolerência. “Um líder não pode ter característica de autoritarismo. Um líder não se queixa, não protesta. Apoia, estimula, trabalha em equipa”, sustentou.

Sobre a inclusão social, defende ser a garantia para estabilidade de uma liderança e de um país. Deu exemplo do seu país que apoiou as mulheres, sendo actualmente um dos países com mais mulheres líderes e escolarizadas.

A maior injustiça da história, considera, é a discriminação das mulheres. “Uma sociedade que diz não à metade da sociedade é enferma. E um homem maxista é um homem enfermo”. Por isso, desafiou aos homens: “Procurem ter tantas mulheres líderes quanto os homens”, e também às mulheres: “não toleream o maxismo e a violência”.

O outro fundamento para uma melhor liderança é a boa governação que pressupõe o respeito às leis e à cultura democrática.

A liderança, acrescenta, deve ser acompanhada de fontes credíveis de conhecimento. Por isso é preciso estar pronto a ler muito e saber ouvir outras posições.  O líder deve estar disposto a aprender e ter uma mensagem construtiva e positiva. “Um líder tem que ser optimista. O pessimismo nunca cria um posto de trabalho”, defendeu, acrescentando que o progresso é antecedido de ideias e os grandes avanços são frutos de investigação.

Sob moderação de Cláudio Ferrão da Global Shapers, o antigo chefe do governo da Espanha destacou, por outro lado, a importância da internet e do acesso à informação na formação de bom líder. “Qualquer jovem em África, com um celular com acesso à internet, pode ter mais acesso à informação do que um presidente dos EUA teria há 30 anos. Se quiserem ser líderes, leiam tudo o que puderem. É verdade que existem informações falsas, mas há muitas mais verdadeiras”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique