União Africana e União Europeia felicitam mais uma vez acordo

União Africana e União Europeia felicitam mais uma vez acordo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu em audiência, esta quarta-feira, a alta representante da União Europeia Para a Política Externa e Segurança, o presidente da Comissão da União Africana (EU) e, o representante do presidente do Quénia. As individualidades felicitaram o acordo de paz e reafirmaram o comprometimento no apoio a Moçambique.

Mesmo depois de terem estado presentes na assinatura do acordo, na terça-feira, nesta quarta-feira, mantiveram encontro com o presidente da República, Filipe Nyusi, para mais uma vez expressar o regozijo pelo acto histórico. Mais do que felicitar, Federica Mogherini, alta representante da União Europeia para a política externa e segurança, lembrou do apoio financeiro, que envolve cerca de 60 milhões de Euros, destinados ao apoio das fases subsequentes do acordo.

Da União africana, através do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, ficou igualmente a mensagem de felicitação, e, porque os ataques em Cabo Delgado são uma ameaça a essa paz, a comunidade garante, por enquanto, apoio moral.

Já o Quénia, através do representante do Presidente Uhuru Kennyata, expressou admiração, pela forma como foi vivido o ambiente na cerimónia da assinatura do acordo. Tendo sublinhado os abraços entre Filipe Nyusi e Ossufo Momade, como emocionantes e que inspiram a certeza de bons horizontes.

Além de congratular a assinatura do acordo, os representantes da União Europeia, União Africana e do Quénia, expressaram mensagens de condolências pela passagem dos ciclones Idai e Kenneth.

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique