UNICEF: Metade dos adolescentes sofre violência na escola

UNICEF: Metade dos adolescentes sofre violência na escola

Um estudo revelado pelo Fundo das Nações Unidas (UNICEF) sobre “Uma lição diária #PôrFIMàViolência nas escola”, refere que metade dos alunos em idades entre 13 a 15 anos já passaram por uma situação de violência na escola, em todo mundo. O relatório aponta para cerca de 150 milhões de adolescentes que dizem ter passado por situações de violência.

De acordo com o Notícias ao Minuto, o relatório que enumera as várias formas de violência que os alunos enfrentam no interior e no exterior da sala de aula, adianta que cerca de um em cada três adolescentes entre os 13 e os 15 anos sofre ´bullying´ e uma proporção sensivelmente igual está envolvida em confrontos físicos.

A UNICEF indica que no ano passado, foram confirmados 396 ataques contra escolas na República Democrática de Congo, 26 no Sudão do Sul, 67 na Síria e 20 no Iémen.

De acordo com a UNICEF, os estudantes lidam também com outras formas de violência, como ataques sexuais e violência baseada no género.

A diretora executiva da UNICEF, Henrietta H. Fore, considera que "a educação é a chave para a construção de sociedades pacíficas", mas, para milhões de crianças em todo o mundo, a escola não é um lugar seguro".

"Todos os dias, existem alunos que enfrentam vários perigos, entre os quais confrontos físicos, pressão para se juntarem a gangues, 'bullying'. A curto-prazo, isto tem efeitos na sua aprendizagem e, a longo-prazo, pode levar à depressão, à ansiedade e até mesmo ao suicídio. A violência é uma lição que não se esquece e nenhuma criança deveria ter de a experimentar", refere a diretora executiva da UNICEF.

O relatório é lançado no âmbito da campanha global "#PôrFIMàViolência", que tem como objetivo chamar a atenção e incentivar à ação para que seja posto fim à violência nas escolas e imediações e do qual fazem parte várias organizações, entre as quais a UNICEF.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique