UP Maputo planeia construir segundo campus universitário

UP Maputo planeia construir segundo campus universitário

A Universidade Pedagógica (UP) Maputo continua a arrendar algumas instalações para acomodar os estudantes, devido à falta de infra-estruturas. Por isso, diz que está à procura de meios para construir o segundo campus universitário e já dispõe de espaço para o efeito.

Para a concretização do segundo campus universitário, a empresa Entreposto – que actua no ramo de automóvel, aluguer de viaturas, equipamentos e outros sectores – cedeu as suas instalações à UP Maputo.
“O que precisamos, agora, é de apoio e financiamento para a obra e restruturação da infra-estrutura (Entreposto)”, disse Jorge Ferrão, reitor daquela instituição de ensino superior.

A UP Maputo pretende também ter um rácio professor-aluno aceitável, o que na perspectiva da reitoria é possível com mais instalações.
Nesse sentido, enquanto o novo campus universitário não se torna realidade, a instituição ocupa igualmente as instalações da pousada dos CFM.

Entretanto, o local é bastante contestado pelos estudantes por causa da localização e criminalidade. Algumas vezes, os instruendos da Escola Superior de Contabilidade e Gestão contestaram ter aulas no local alegando que sofriam assaltos.
A vice-reitora da UP Maputo, Flora Mendonça, assegurou que a “segurança pela Polícia” está acautelada, “principalmente à noite”.
Segundo ela, as autoridades de transporte foram também contactadas no sentido de criarem paragens próximas à entrada daquelas instalações dos CFM, no sentido de evitar que os estudantes caminhem bastante.

Esta e outras informações foram avançadas nesta sexta-feira, na capital do país, num encontro organizado no âmbito da Semana de Jornadas Científicas.
A universidade juntou estudantes e docentes para avaliar o seu percurso, em particular da Escola Superior de Contabilidade e Gestão, que completa 11 anos de existência.
Na altura, sublinhou-se a necessidade de haver professores com qualidade e que apostem, sobremaneira, na investigação científica.
Refira-se que a Universidade Pedagógica, uma instituição pública de ensino superior, a primeira e a única pública totalmente vocacionada para a formação de professores no país, tinha a sede e campus principal em Maputo e delegações em todas províncias do país. A mesma foi reestruturada, dando lugar a quatro instituições autónomas, nas regiões sul, centro e norte.
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique