USD 20 milhões para Moçambique e mais dois países africanos

USD 20 milhões para Moçambique e mais dois países africanos

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinou um mecanismo de empréstimo de 20 milhões de dólares para financiar operações da empresa Meridian no Malawi, Moçambique e Zimbabwe.

Este Mecanismo de financiamento de Commodities, segundo os escritórios do BAD em Maputo, é projectado para fornecer fundos pré e pós-expedição em vários estágios das operações da cadeia de valor de matérias-primas da Meridian nos três países envolvidos, para ajudar os agricultores locais e fornecedores de produtos agrícolas a aumentarem as suas receitas e a produzirem culturas de qualidade para exportação.

Especificamente, o mecanismo fornecerá financiamento para a compra de insumos agrícolas (principalmente fertilizantes) a serem fornecidos aos agricultores, de modo a garantir a qualidade e consistência das mercadorias fornecidas ao Meridian. Além disso, o mecanismo fornecerá financiamento para a compra de commodities leves de mais de 10 mil agricultores no Malawi, Zimbabwe e Moçambique, refere a nota do Banco Africano de Desenvolvimento, enviada a nossa redacção.

Com este forcing, espera-se que o BAD atinja os pequenos agricultores indirectamente por meio de um agregador regional, neste caso a empresa Meridian, com um histórico acumulado de 40 anos. Fundada em 1970 para auxiliar o pequeno agricultor, a Meridian concentra-se na produção e fornecimento de vários insumos agrícolas através de uma cadeia de subsidiárias verticalmente integradas no Malawi, Moçambique, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe.

A empresa emprega actualmente mais de 4.200 funcionários e é um dos maiores agregadores de commodities da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), distribuindo mais de 250 mil toneladas de produtos por ano em toda a região.

A Meridian também é uma grande compradora de commodities agrícolas de pequenos agricultores que usam sua rede de varejo de mais de 120 lojas espalhadas por áreas rurais. Entre os accionistas está o Fundo Africano Agrícola (AAF, acrónimo em inglês), no qual o BAD detém uma participação de 20%.

Assim, como um dos maiores agregadores comunitários na África Austral, o grupo Meridian desempenha um papel significativo na promoção do agronegócio em cinco países onde suas operações estão alinhadas com quatro das cinco prioridades de desenvolvimento do Banco Africano de Desenvolvimento (electrificar África, alimentar África, industrializar África, integrar África e melhorar a qualidade de vida dos povos africanos).

Os principais mercados do Meridian são Malawi, Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe. A agricultura nesses quatro países representa aproximadamente 32% do Produto Interno Bruto (PIB) e fornece subsistência a 81% da população. O grupo usa seus pontos de venda para distribuir insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes para pequenos agricultores. O projecto alinha-se com a principal prioridade operacional do BAD para o desenvolvimento do sector privado, conforme articulado na estratégia 2013-2022, e com a prioridade High 5 "Alimentar África", que visa tornar a África um exportador líquido de alimentos nas principais commodities e operar agronegócios comercialmente viáveis.

Este mecanismo é consistente com o Programa de Financiamento ao Comércio do BAD, que visa promover as exportações através do apoio à agricultura e às PME. Através da sua Política e Estratégia de Desenvolvimento do Sector Financeiro (2014-2019), o BAD procura alargar e aprofundar os sistemas financeiros de África.

O fortalecimento das cadeias de valor agrícolas e o apoio aos pequenos produtores para competirem nos mercados regionais, tanto através das suas janelas dos sectores público como privado, é uma prioridade chave para o BAD em Moçambique. Esta operação contribui para os actuais projectos de USD 120 milhões no sector agrícola que esta instituição financiara está implementando actualmente na chamada "Pérola do Índico".


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique