Vacinação contra Sarampo e Rubéola chega ao Centro e Sul

Vacinação contra Sarampo e Rubéola chega ao Centro e Sul

Decorre de 21 a 27 do mês em curso, a segunda fase da campanha de vacinação contra o Sarampo e Rubéola. A campanha poderá abranger cerca de seis milhões de crianças dos 6 meses a 14 anos de idade, das províncias da zona Centro e Sul do país.

A primeira fase da campanha de vacinação contra sarampo teve lugar na zona norte do e na província da Zambézia, onde o Ministério da Saúde alcançou 98% da meta prevista.

Agora, as atenções estão viradas para as zonas centro e sul onde prevê vacinar cerca de seis milhões de crianças, segundo fez saber a porta-voz do Ministério da Saúde, Lídia Chongo.

“A campanha vai decorrer a partir desta segunda-feira, dia 21, até o dia 27 deste mês, irá abranger as províncias do centro e as províncias do sul. Também temos uma meta de cerca de seis milhões de crianças abrangidas”, afirmou.

Para que tal meta seja alcançada, Lídia Chongo apela às mães a levarem as crianças aos postos de saúde para que estas sejam vacinadas.

“Fazemos apelo para que levemos as nossas crianças para a vacina porque sabemos que a vacina é a arma de prevenção de doenças que levam à morte principalmente nas crianças”, acrescentou.

O MISAU defende que uma vacinação completa das crianças pode ser um factor importante na redução da mortalidade infantil no país.

O Sarampo causa febre, erupção da pele, tosse, corrimento nas narinas e vermelhão nos olhos. As complicações podem incluir infecção nos ouvidos, diarreia, pneumonia, danos no cérebro e morte.

Já a Rubéola causa uma doença relativamente leve em crianças, mas em adolescentes e adultos pode causar artrite e encefalite. Em mulheres grávidas, pode prejudicar gravemente o feto, causar aborto espontâneo, ou a criança pode nascer com defeitos evitáveis.

A Campanha Nacional contra Sarampo e Rubéola será igualmente uma oportunidade para reforçar a administração da Vitamina A, desparasitação nas crianças menores de 5 anos, bem como a suplementação com o Sal Ferroso em adolescentes.

A Campanha irá decorrer em Postos Fixos (unidades sanitárias), escolas, creches e nas comunidades através das brigadas móveis, com vista a atingir o maior número possível do grupo alvo.


 

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique