Vale usou 800 milhões de dólares na contratação de empresas

Vale usou 800 milhões de dólares na contratação de empresas

A mineradora Vale, que iniciou as suas operações em 2012, gastou, até a data, 800 milhões de dólares, valor que foi usado na contratação de pequenas e médias empresas que prestam diversos tipos de serviços àquela mineradora baseada em Tete.

A informação foi tornada pública hoje, durante a visita do Presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA) àquele empreendimento de capitais brasileiros.

Agostinho Vuma, acompanhado por quadros de diferentes pelouros da CTA, depois de visitar várias secções da Vale, manifestou, em exclusivo ao “O País Económico”, a sua satisfação pelo facto daquela empresa vocacionada à exploração de duas espécies de carvão, nomeadamente o metalúrgico e térmico, estar a apostar nas pequenas e médias empresas nacionais na sua produção.

“Como CTA, estamos satisfeitos na componente de ligações empresariais. A Vale está a fazer um bom trabalho, mesmo antes da aprovação da Lei de Conteúdo Local. Nós agora precisamos de aprimorar as nossas relações que é para, essencialmente, contabilizarmos juntos estes empresários das pequenas e médias empresas moçambicanas”, referiu Vuma.

Outra razão que deixou satisfeito Agostinho Vuma durante a sua visita, é o facto de ter constatado que a Vale está a cumprir escrupulosamente a legislação ambiental, usando diversas técnicas para evitar a poluição.

Para Márcio Godoy, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Vale, mesmo com a crise financeira global, Moçambique posicionou-se num lugar de topo da lista dos maiores produtores de carvão mercê ao esforço conjunto entre a Vale e as empresas de apoio à produção.

“Para que isso aconteça, precisamos ter uma cadeia de produção muito bem estruturada, muito forte e de alta produtividade. Daí que apostamos na conjunção de esforços com os empresários locais, com parceiros, quer baseados aqui em Moatize, como em outros pontos do país”, justificou Godoy, afiançando que estão na mesa de negociações 140 projectos que deverão ser aprovados no próximos dias para que os seus proponentes juntem-se no apoio à produção da Vale.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique