Vendedores da Malanga organizam mercado e evitam encerramento por três dias

Vendedores da Malanga organizam mercado e evitam encerramento por três dias

O Conselho Municipal de Maputo não vai encerrar o mercado da Malanga por três dias como procedeu com Xipamanine e Zimpeto. Sucede que os vendedores anteciparam-se e procederam com a limpeza e organização do local

 

Podia ser encerrado por mais de 72 horas para permitir a reestruturação e desinfecção para evitar a propagação do Coronavírus. Mas o conselho municipal de Maputo tomou decisão diferente.

“O município não vai encerrar o mercado municipal da Malanga para o trabalho de reorganização”, informou Danúbio Lado, Vereador do Desenvolvimento local, que justificou a decisão como fruto “da colaboração dos vendedores”, sendo que a comissão do mercado tomou a dianteira ao sensibilizar os comerciantes a retirarem-se das bancas com precariedade elevada; a não exposição de produtos no chão; o distanciamento social, bem como a criação de espaços alternativos para circulação de pessoas e bens.

Sobre a decisão “O País” conversou com Tieta Sitoe, mãe 3 filhos, que vende no mercado desde o ano 2000.

“Quando fico no mercado consigo apanhar qualquer coisa para dar aos meus filhos”, disse a vendedeira, que mostrou satisfação, ao reconhecer o seu envolvimento no cumprimento da distância de um metro e a não colocação de seus produtos no chão.

Rute Chaúque, outra vendedeira, afirmou também que “se o mercado tivesse sido encerrado por três dias podia ter ‘morrido com as crianças’ em casa”.

Dedicada ao comércio de chá desde 1999 na Malanga, Chaúque assinalou ainda que os seus sete filhos “dependem totalmente” da actividade que ela exerce.

Inaugurado a 24 de Julho de 1979, pelo Presidente Samora Machel, o Mercado Municipal da Malanga tem 620 vendedores formais e, há também, 418 informais. 

No quadro da organização e desinfecção com vista a evitar o Coronavírus, o conselho municipal de Maputo procedeu, até ao momento, com o encerramento por três dias e a reestruturação, de dois mercados: o de Xipamanine e Zimpeto. Na Malanga, haverá apenas a desinfecção.

 

 

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique