Vice-presidente do Zimbabwe demitido

Vice-presidente do Zimbabwe demitido

Já havia indícios de que o Vice-Presidente zimbabwiano, Emerson Mnangagwa, pudesse a qualquer momento ser despedido, depois de uma longa disputa entre o Vice-Presidente e a Primeira-Dama do Zimbabwe para suceder o presidente Robert Mugabe nas eleições de 2018.

A informação de demissão do Vice-Presidente do seu cargo foi trazida esta segunda-feira pelo Ministro dos Serviços de Informação. Mnangagwa é acusado de deslealde, desrespeito e falsidade no seio do partido.

Suspeita-se que a decisão tenha sido tomada, depois da Primeira-Dama, Grace Mugabe, ao lado do presidente Rober Mugabe, ter sido vaiada no sábado durante a comissão do partido ZANU-PF. Grace Mugabe acusou o Vice-Presidente de manipular os membros do partido a voltarem-se contra ela.

Esta não é a primeira-vez que Grace Mugabe envolve-se directamente na demissão dum vice-presidente do Zimbabwe. Em 2014, a Primeira-Dama levou a cabo uma conspiração contra a Vice-Presidente Joice Mujuru, quem terminou demitida. Sem Mnangagwa na lista dos prováveis sucessores de Robert Mugabe, o caminho mostra-se livre para que a esposa do Presidente zimbabwiano torne-se candidata do partido ZANU-PF nas eleições presidenciais de 2018.

 

 


Tags

Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique