Vida ficou mais cara em Agosto

Vida ficou mais cara em Agosto

Os preços de bens e serviços aumentaram na ordem de 2,75 por cento em Agosto último comparativamente ao mesmo mês de 2019. Comida, tabaco, bebidas alcoólicas e não alcoólicas são os que mais contribuíram para a subida do custo de vida.

Em termos reais significa que quem usava cinco mil Meticais para comprar um conjunto de bens e serviços necessários em Agosto do ano 2019, no mês passado teve que aumentar 137.5 Meticais naquele valor, ou seja, teve que gastar 5137.5 Meticais para conseguir comprar os mesmos bens e serviços, o que quer dizer que a vida ficou mais cara.

Segundo informações acabadas de ser partilhadas na Cidade de Maputo pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em conferência de imprensa, os preços de alimentação e bebidas não alcoólicas registaram um agravamento de 7,52 por cento e de bebidas alcoólicas e tabaco registaram um salto de 5,75 por cento.

“A cidade da Beira liderou a tendência de aumento do nível geral de preços com aproximadamente 3,65 por cento, seguida da cidade de Nampula com cerca de 3,31 por cento e por último a cidade de Maputo com 2,16 por cento”, indica o relatório do INE sobre o Índice de Preços no Consumidor Moçambique.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique