Jovens formados no estrangeiro partilham experiências no MYL

Regina Santos, Lara David, Daúdo Vali e Ana Namburete juntaram-se, esta tarde, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, para partilharem experiências colhidas no estrangeiro. A primeira jovem, que também é vocalista da banda Gran’Mah, começou por adiantar que o grande elogio que assimilou fora, especificamente nos Estados Unidos, foi trabalhar duro e forte, o que, no regresso ao país, lhe permitiu obter bons resultados com network.

Nisso, Daúdo Vali defendeu que viver no estrangeiro permite que as pessoas possam conhecer-se mais, o que as dá objectivos concretos na vida com capacidade de execução, com ética e responsabilidade. “Independente de onde tu estejas, a ética é fundamental. Temos que pensar noutras pessoas de modo que elas possam crescer, desenvolverem-se com monitoria, ao invés de lhes amputarmos as pernas”.

Para Lara David, jovem moçambicana que estudou na África do Sul e na Inglaterra, quem desejar triunfar no estrangeiro deve, primeiro, ser responsável e preocupar-se em trazer bons resultados para casa e para o seu país. “Desde cedo eu aprendi a estudar para mim, ao mesmo tempo que sabia que representava os meus pais, a minha família e o meu país. Por onde passo, sempre sinto-me como uma janela de Moçambique”, afirmou uma das oradoras do painel do Mozefo Young Leaders, acrescentando que, enquanto se estiver fora de casa, é fundamental aprender a gerir a saudade com disciplina, pontualidade e bom senso. “São estes os valores que levei de casa e que me permitiram triunfar fora”.

O painel sobre “Experiências de jovens moçambicanos além-fronteiras” teve ainda Ana Namburete como oradora, quem adiantou que sempre quis fazer da pesquisa uma ferramenta que contribua para o desenvolvimento do país. Por essa razão, Namburete quer usar inteligência artificial para resolver problemas ligados ao pré-natal e à infância, sobretudo nas zonas rurais de Moçambique, onde não existem grandes infra-estruturas.

O painel subordinado ao tema “Experiências de jovens moçambicanos além-fronteiras” foi moderado por Olívia Massango, Directora de Informação do Grupo SOICO.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique