Oradores apontam que jovens têm um papel importante na Agenda 2030

O último painel que fez as cortinas do MOZEFO Young Leaders (MYL) caírem discutiu a questão do “empoderamento dos jovens através dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Helvisney dos Reis Cardoso, das Nações Unidas, defendeu que os jovens jogam um papel muito importante no uso racional de todos recursos disponíveis no seu ambiente. “Moçambique actua muito bem no diz respeito a protecção ambiental. É preciso criar condições de cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável de uma forma conjunta sem deixar nenhuma de lado”. Quando questionado sobre a possibilidade de se cumprir os ODS de forma separada por um dos participantes, o orador referiu que “os ODS são conceitos interligados que se intercomunicam. Se quisermos ter um mundo transformado, é importante promover esses objectivos. Esperamos atingir cumprir a Agenda 2030. Os jovens jogam um papel importante no alcance desses objectivos através de empoderamento e empreendedorismo. Empreendedorismo é uma das soluções para mudar a comunidade e o mundo”.

Jubia Uchavo, empreendedora social, sublinhou na sua intervenção que na atitude de empreender é muito importante convencer o cliente a ver uma determinada iniciativa como solução dos seus problemas. “Fazer de tudo para tornar o negócio sustentável é também importante. Poupar e investir no negócio”.

E dos Camarões fez parte Njoya Tikum, Director Regional da UNV. Tikum iniciou a sua intervenção levantando uma questão: “Por que depois de 40 anos estamos a enfrentar os problemas que eram dos nossos pais em nosso continente? Velhos problemas em tempo presente?”.

Tikum sugeriu que se use o voluntarismo para se ultrapassar os diversos problemas que afectam as nossas comunidades. Segundo ele, é por meio do voluntarismo que podemos “tornar o mundo um espaço melhor e digno de se viver”. “Todos temos de estar no voluntarismo porque nos permite expressar o amor que sentimos pela nossa comunidade; o voluntarismo dá oportunidade de transformar a nossa comunidade”.

O orador instou os jovens a articular o voluntarismo e ganhar assim habilidades para o mercado do emprego. O voluntarismo é muito importante. “Para mudarmos a nossa comunidade e o continente temos de parar de mendigar e usarmos a energia própria desenvolver”.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique